Indique a um amigo!

7 de outubro de 2012

Yogilates:Yoga e Pilates



Yogilates: combinação perfeitas

A nova técnica que une Yoga e Pilates relaxa a mente e desafia o corpo 

Abdômen desenhado, cintura mais fina, corpo firme. Todos os benefícios da malhação convencional você consegue com essa técnica que mistura ioga e pilates. Só que isso não é tudo: postura de princesa, flexibilidade e autocontrole também fazem parte do pacote. “A prática é simples e pode ser feita por qualquer garota”, diz Jonathan, autor do livro Yogilates (Editora Bertrand). 

É a atividade física que integra a flexibilidade do Yoga e o trabalho de força do Pilates. A técnica foi criada pelo dançarino, coreógrafo e instrutor de fitness, o norte-americano Jonathan Urla. Ao sair de uma aula de Pilates para a de Hatha Yoga, notou que as posições lhe saíam mais facilmente. Fazendo o percurso inverso, reparou que o relaxamento e respiração fluíam mais naturalmente no Pilates. Foi o suficiente para ele criar um programa de treino que relaxa a mente e desafia o corpo. 

A proposta é reunir, neste treino dois em um, os benefícios do Yoga, em termos de flexibilidade, postura e equilíbrio mental, e os do Pilates, que fortalece os músculos e elimina a rigidez da coluna vertebral, prevenindo as dores de costas. E com a vantagem de se conseguir, numa mesma aula, um treino mais diversificado, com maior variedade de exercícios. 

A abordagem holística de Jonathan Urla convida a “integrar espírito e função em tudo que fizer e a nunca se conformar com menos do que seu potencial lhe proporcionar”. O que significa nunca encorajar posturas em que o aluno não se sinta confortável. No Yogilates, as asanas de Yoga são adaptadas de forma a que todos – diferentes níveis e condicionamento físico – o possam executar. 

O treino inicia-se com um período de aquecimento, mais voltado para estimular a concentração e praticar a respiração do que para aumentar os batimentos cardíacos. No tempo restante (45-50 minutos), a aula alterna exercícios de ambas as técnicas. Os alongamentos têm como principal mandamento a sincronia entre o alongar e a respiração, o que garante que o movimento seja menos cansativo e mais revigorante, com maior carga de energia. A sessão termina com um período de meditação ou relaxamento.

Por Janaina Medeiros

Assine nosso RSS FEEDTWITTER (@bysaude) ou FACEBOOK

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...