Indique a um amigo!

23 de setembro de 2012

Vagina seca ou ressecamento vaginal



Vagina seca ou ressecamento vaginal

A secura vaginal durante o ato sexual é uma queixa muito mais comum do que se pensa. Engana-se quem acha que isso é problema de mulher na menopausa, por que não é bem assim. Um número cada vez maior de mulheres jovens tem procurado o Ginecologista querendo saber se estão ou não com “problemas hormonais”, pois não sentem mais sua vagina tão bem lubrificada na hora da relação como sentiam antes.

Existem diversas situações que podem influenciar na lubrificação vaginal da mulher, mas antes de começar a enumerar essa lista, é fundamental esclarecer um ponto importantíssimo:  em mulheres saudáveis, a lubrificação vaginal é conseqüência direta do grau de excitação sexual, ou seja, a mulher que parte para a penetração vaginal sem estar bem excitada e sem ter sido devidamente estimulada  pode acabar se sentindo muito mais seca do que o habitual.

Esses são alguns exemplos de condições que podem influenciar na lubrificação vaginal: educação repressora;  falta de conhecimento sobre o próprio corpo e aspectos da sexualidade; antecedentes de traumas psicológicos; o relacionamento com o parceiro sexual; a fase do ciclo menstrual; uso de anticoncepcionais hormonais e determinados medicamentos que afetam o desejo sexual, como alguns anti-depressivos e anti-hipertensivos; doenças como a depressão,  o diabetes entre outras,  e talvez a mais importante de todas essas condições: sentir-se à vontade e com vontade de estar se relacionando sexualmente com quem você escolheu!

Situação especial é vivenciada pelas mulheres que estão entrando na menopausa ou que estão passando por essa fase: com a diminuição da produção dos hormônios, principalmente o estrogênio, a vagina pode ficar mais fragilizada e naturalmente mais ressecada causando dor no ato sexual. Entretanto, isso não significa necessariamente uma diminuição da lubrificação, uma vez que a capacidade de responder sexualmente não se acaba com o passar dos anos. O que pode acontecer é ficar um pouco diferente e necessitar de preliminares com estímulos mais prolongados, e eventualmente, um tratamento específico!

Em outro extremo, estão aquelas que reclamam do excesso de lubrificação no ato sexual. Existem relatos de mulheres que chegam a molhar os lençóis da cama, em “jatos”, lembrando uma ejaculação. Apesar da “ejaculação feminina” ser ainda bastante discutida, sabe- se que essas mulheres não têm nada de anormal, pois a quantidade de lubrificação produzida varia muito de pessoa para pessoa e também dentro da mesma mulher.

Para tratar a diminuição da lubrificação vaginal é muito importante detectar as possíveis causas. Portanto, se você está nessa situação, não ponha a culpa diretamente nos seus hormônios!  Procure o ginecologista para conversar abertamente sobre o assunto, identificar o problema e avaliar qual será o melhor encaminhamento para o seu caso!

Aos 40: Evite o caos hormonal. Muitas mulheres acham que precisam apenas se livrar dos sintomas da perimenopausa, como o ressecamento vaginal e a incontinência urinária causada pelos níveis variantes de estrogênio, mas você pode fazer muito mais para se sentir melhor, diz a Dra. Suzanne Trupin, professora de obstetrícia e ginecologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Illinois em Champaign.

Para o ressecamento, experimente um lubrificante à base de água ou um creme de estrogênio, que é mais seguro do que tomar o hormônio via oral, pois você o aplica diretamente no local. E faça amor com frequência! 

"Pesquisas sugerem que as mulheres que têm relações frequentes ficam lubrificadas com mais facilidade", diz a Dra. Sandra Leiblum, autora e diretora do Centro de Saúde Sexual na Faculdade de Medicina Robert Wood Johnson em Piscataway, Nova Jersey. Tente exercícios de Kegel (contração e liberação dos músculos vaginais) para diminuir os problemas de vazamento. Se isso não ajudar, peça informação ao seu médico sobre biofeedback, diz a Dra. Hutcherson.

Fonte: Dra. Mariana Maldonado e Yahoo

Assine nosso RSS FEEDTWITTER (@bysaude) ou FACEBOOK

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...