Indique a um amigo!

17 de março de 2011

Seios: gordura e estrogênio

Gordura e estrogênio são algumas das causas de seios dois tamanhos maiores que há 60 anos

No entanto, cientistas não desvendaram ainda todos os mistérios desse crescimento de mamas

Em uma reportagem publicada pelo Daily Mail, a fabricante de sutiãs Bravissimo relata uma demanda sem precedentes por sutiãs com bojos muito grandes. Em parte porque, durante anos, as mulheres sofreram com o tamanho errado, confundindo costas largas com seios grandes — pelo menos 60% das britânicas que usam um tamanho de bojo C deveriam usar o D ou maior — mas também porque nossas dimensões mudaram: nos anos 50, as mulheres usavam o tamanho B. O que aconteceu?

Segundo o professor Michael Baum, especialista em câncer de mama, uma das respostas é a gordura.

— Há uma epidemia de obesidade, então o aumento das medidas das mulheres não é tão surpreendente — diz.

Nem sempre. Para Anna Prince, da Bravissimo, há uma confusão quando se relaciona seios fartos a corpos magros:

— Desde que começamos em 1995 atendemos mais de dois milhões de mulheres, na maior parte das vezes eram mulheres pequenas de seios fartos.

Para a nutricionista Marilyn Glenville, especialista em hormônios, há aumento de gordura e de tecido também, consequência do estrogênio, hormônio sexual feminino.

— Temos que olhar para todos os tipos de estrogênio a que somos expostos, do que produzimos às químicas que entramos em contato, isso mudou ao longo dos anos. As meninas hoje alcançam a puberdade mais cedo, têm menos filhos e amamentam por menos tempo. Ao mesmo tempo vivemos mais que nossas avós, estamos sujeitas a doses maiores de estrogênio, que estimula a ovulação - explica.

Além disso, segundo ela, as jovens de hoje nasceram da primeira geração de mulheres que tomaram anticoncepcionais. Essas primeiras pílulas tinham doses bem maiores de estrogênio sintético que as de hoje e se sabe pouco sobre o impacto dessa exposição a longo prazo, em futuras gerações.

Além do estrogênio, os hormônios estão presentes em inúmeros itens do cotidiano, de pesticidas a plásticos e cosméticos, um exemplo clássico é o BPA, usado em plásticos para guardar comida, garrafas de plástico e equipamentos eletrônicos.

Até o leite que bebemos pode ter participação no aumento dos seios: dois terços do leite que consumimos vêm de vacas prenhas, o que significa que absorvemos mais estrogênio por causa disso.

Enquanto os cientistas não desvendarem os mistérios desse crescimento de mamas, mais mulheres vão sofrer com o sutiã inadequado, problemas de postura e dores crônicas de coluna.

Fonte: AGÊNCIA O GLOBO

Assine nosso RSS FEEDTWITTER (@bysaude) ou FACEBOOK. Se tiveres interesse, deixe um comentário sobre o post.

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...