Indique a um amigo!

31 de agosto de 2010

Plano de treino

Plano de treino: cinco dicas importantes

Para conseguir melhorar a sua condiação física, ou mesmo outro qualquer aspecto da sua vida, a organização tem um papel muito importante. Para que isso aconteça, um plano de treino tem um papel fundamental. Basta um documento escrito num papel ou em word, a forma como o faz não interessa, o importante é ter uma meta a seguir e desenvolver um plano de treino que seja capaz de cumprir.
plano de treino
Nota: Se está a gostar do nosso artigo assine a nossa newsletter para receber os conteúdos directamente na sua caixa de email!

Quando comecei a praticar os exercícios propostos no meu próprio plano de treino, tentando esquecer planos definidos por ginásios, tive bastantes dificuldades. Por vezes definimos objectivos, planeámos exercícios e tentamos chegar a algumas metas que por vezes não são as mais correctas. Ao colocarmos objectivos que não estão de acordo com as nossas capacidades, acabámos por mais tarde ou mais cedo desmotivar.

No artigo de hoje vou dar algumas dicas que considero essenciais quando defino um plano de treino. São príncipios básicos, que me auxiliaram a conseguir realizar os meus objectivos e a mantarem-me motivado, de forma a continuar a seguir os objectivos definidos.

1 - Realize objectivos possíveis

Quando se realiza um plano de treino nem tudo sairá bem ao início. Por vezes realizamos exercícios que nem sempre são os mais correctos. Não adianta querer correr cinco quilómetros quando não consegue correr no mínimo cinco minutos. Comece com etapas que você consiga cumprir. Para que isso aconteça é importante ler o parágrafo seguinte.

2 - Não tenha medo de experimentar

Ao planear os seus exercícios, na parte inicial, nunca saberá ao certo o que deverá fazer. Experimentar é a palavra chave. Comece por correr o máximo que conseguir. Ok, na primeira vez que tentou conseguiu correr cerca de cinco minutos. Tente manter esse ritmo durante as próximas dez corridas e aí, quando se sentir mais à vontade, tente passar para os sete minutos.

Apesar de experimentar ser uma fase importante no plano de treino, pois permite conseguir evoluir, é necessário que tenha paciência e espere para evoluir ao fim de algumas sessões. Tenho por regra só evoluir um exercício depois de dez sessões. É óbvio que cada um conhece o seu corpo e tem que, dessa forma, definir quando deve evoluir.

3 - Faça avaliações periódicas

Para que possa evoluir no seu plano de treino é necessário que o avalie de tempos a tempos. Ao fim de um certo periodo de tempo (faço-o de mês a mês) tente fazer todos os exercícios que pratica até ao máximo.

Suponha que faz quatro séries de dez flexões. Imagine que só consegue fazer. no máximo, quinze flexões seguidas. Tente fazer as quatro séries de quinze flexões. Se conseguir ótimo, este é o seu máximo e a partir daí deverá ser esta a quantidade de exercícios que terá que realizar. Se só conseguiu no máximo doze, esse será o número de flexões que deverá fazer durante as quatro séries.

Se não tivesse feito esta avaliação, até quando estaria a fazer as dez flexões, perdendo tempo e não evoluindo os seus músculos? Avalie e verá os seus resultados a melhorar a olhos vistos.

4 - Encontre a sua motivação

Quando inicía o plano de treino terá que responder a esta pergunta: porquê estou a fazer isto? Os motivos podem ser variados: ganhar massa muscular, emagrecer, definir, manter a forma, recuperar a forma, etc. Só assim é que poderá definir de forma eficaz o seu plano e poder comparar como estava no início e como está passado algumas semanas.

5 - Nem sempre precisa de fazer exercício

Esta é a noticia que talvez quisesse ouvir. Mas calma, que num tudo são um mar de rosas. Suponha que tem planeado fazer exercícios de segunda a sexta-feira. Contudo, numa quinta-feira tem um problema no seu emprego e a hora do seu treino foi ocupada com uma reunião. Não fique desesperado por isso. Se tiver que faltar durante um dia ao seu plano de treino não tem problema. Não faça exercício nesse dia e passe para o dia seguinte como se nada tivesse acontecido.

Tenta apenas adiá-lo quando for mesmo necessário. Não torne isto uma regra. Tente faltar apenas duas vezes por mês, no máximo.

Espero que estas dicas tenham sido úteis e que tenham esclarecido algumas dúvidas de quem está começando a planear os seus treinos.

Fonte: Futuro Homem

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...